Brumadinho em maquete: alunos reproduzem barragem em miniatura

Os alunos do 6º período de Engenharia Civil construíram maquetes reproduzindo miniaturas da represa e barragem de Brumadinho, da empresa Vale, como trabalho da disciplna de topografia. Para os estudantes, além do conhecimento adquirido, o trabalho trouxe também a superação e surpresa com os resultados atingidos.

O rompimento da barragem de Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019, resultou em um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil. A barragem de rejeitos, classificada como de "baixo risco" e "alto potencial de danos" era controlada pela Vale S.A e estava localizada no ribeirão Ferro-Carvão, na região de Córrego do Feijão, no município brasileiro de Brumadinho, a 65 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

O rompimento resultou em um desastre de grandes proporções, considerado como um desastre industrial, humanitário e ambiental, com mais de 200 mortos e cerca de 93 desaparecidos gerando uma calamidade pública. O desastre pode ainda ser considerado o segundo maior desastre industrial do século e o maior acidente de trabalho do Brasil.

Confira algumas imagens dos trabalhos apresentados.