Começam as aulas da pós em Fisiologia Vegetal com ênfase em produção

O fim de semana foi de muito aprendizado com a I Turma de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal com ênfase em produção. As aulas acontecem de forma modular, aos finais de semana. O objetivo da especialização é capacitar profissionais das áreas educacionais, biológicas, agrárias e afins, para atuarem em diversos segmentos voltados para o desenvolvimento e produção de diversas culturas.

A produção vegetal pode ser determinada pela relação direta entre os recursos disponíveis para a assimilação de carbono, e pelas eficiências de uso desses recursos, como água e nutrientes. Condições de estresse ambiental (biótico ou abiótico) podem influenciar fortemente a forma como as plantas usam os recursos ambientais. Essa linha de pesquisa visa compreender melhor como condições ambientais afetam a fisiologia das plantas e, consequentemente, a produção.

Os estudos são conduzidos especialmente em cultivos típicos de regiões tropicais, onde existem ainda grandes lacunas de conhecimento. Pesquisas precisam ser realizadas nesse sentido, a fim de garantir que cultivos sejam cada vez mais produtivos em condições ambientais cada vez menos favoráveis, garantindo fornecimento de alimento, energia e fibras em quantidade e qualidade, para suprir a demanda crescente da população.