Faculdade oferece curso de Prevenção de Incêndios para engenheiros e visa evitar tragédias

Preocupada com a prevenção de tragédias e capacitação dos profissionais em Rondônia, a Faculdade Marechal Rondon está promovendo, entre os dias 11 e 15 de março, o curso de Combate e Prevenção a Incêndio, oferecido pela parceria com CREA/RO, CAU, Corpo de Bombeiros- RO. O curso tem duração de 40 horas e conta com a participação de profissionais e estudantes de todo o Estado.

A cerimônia de abertura contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia em Rondônia (CREA), o engenheiro florestal Carlos Antônio Xavier, o Carlão, que destacou a importãncia da capacitação profissional para lidar com esse tipo de situação. O objetivo é atualizar os conhecimentos da legislação vigente e também atender aos novos engenheiros que ingressaram recentemente no mercado de trabalho. A atualização e adaptação é feita de acordo com a nova lei 13.425, criada em 2017, dois anos após a famosa tragédia do incêndio na boate kiss

Há uma preocupação por parte da comunidade, já que situações de sinistro como incêndios colocam em risco muitas vidas, como foi o caso da Boate “Kiss” anos atrás, em Santa Maria-RS, onde morreram mais de 200 jovens e a tragédia teve repercussão nacional. De acordo com o Sargento Ronaldo, em 2017 foi realizado esse mesmo curso com a participação de mil profissionais aqui em Rondônia. “Foi bastante proveitoso, pois nós vemos o assunto com bastante seriedade e, passar esses novos conhecimentos aos profissionais de engenharia, pode ajudar muito na elaboração de novos projetos, visando à segurança de uma forma geral para evitar tragédias como já houve pelo país afora”, explica o Sargento.

Para o presidente do CREA-RO, o curso de Proteção contra Incêndio e Pânico vai qualificar ainda mais os engenheiros e proporcionar um atendimento mais eficiente aos seus clientes. “O CREA-RO valoriza essas iniciativas, sempre buscando oferecer conhecimento técnico e qualificação aos profissionais atuantes no estado, pois esse curso é muito importante e pode até salvar vidas em caso de sinistro”, ressalta Carlão.

De acordo com o CREA-RO, o treinamento iniciou no cone sul do estado e vai se estender passando por Cacoal na próxima semana, Jí Paraná no fim do mês, até Porto Velho no início de abril.  “É uma oportunidade para profissionais recém-formados e também para os mais antigos, pois vai oferecer uma atualização e adaptação de acordo com a nova lei 13.425, criada em 2017, dois anos após a famosa tragédia do incêndio na boate kiss”, completou o presidente Carlos Xavier.