Mais aprendizado: estudantes acompanham Dia de Campo Safrinha

Alunos do curso de Agronomia estiveram participando do Dia de Campo Milho Safrinha, realizado pela Embrapa e parceiros, no campo experimental da instituição em Vilhena. A atividade teve como foco colocar à disposição do público mais de 60 opções de cultivares de milho além de materiais de sorgo, girassol e demais tecnologias que já estão disponíveis no mercado. Também foram apresentados sistemas como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e o Plantio Direto, assim como demonstração de tecnologias para aplicação de defensivos agrícolas, práticas culturais, manejo e comercialização.

Para o coordenador do curso, professor Irineu Pedro de Souza Andrade, o evento foi uma oportunidade para os alunos conhecerem novidades e enteder na prática o ciclo do plantio da safrinha, ou segunda safra, do próximo ano agrícola. "Sempre que possível, nossos alunos participam de atividades fora do nosso campo experimental, até para adquirir mais bagagem e conhecimentos que depois aplicamos lá", enfatizou.

Segundo a Embrapa, quando se fala em safrinha, o milho é a principal cultura em Rondônia. No contexto geral, é o segundo principal grão produzido no estado e está entre os cinco maiores produtos da agropecuária rondoniense, em termos de valor bruto da produção, que em 2017 foi de quase R$403 mil. Para esta safrinha, enquanto dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab, 2018) apontam redução de 6,1% na produção, em Rondônia, a estimativa é de aumento de 4,5%, tanto em produção quanto em produtividade.