Grupo de pesquisa monitora mudanças climáticas e sua interferência na agricultura

As mudanças climáticas e seus impactos na agricultura são indiscutíveis. Por isso, a adoção de estratégias para minimizar esses impactos é tao importante. Pensando nessa problemática e em maneiras de evitar danos à produção, o curso de Agronomia da Faculdade Marechal Rondon (Faron) tem em seu campo de estudo o curso "Monitoramento edafoclimático da area experimental de ensino, pesquisa e extensão da Faron para calibrar e validar um modelo de estimativa da produtividade agrícola da soja".

Diariamente, os pesquisadores coletam dados sobre temperatura mínima, média e máxima do ar, precipitação acumulada, umidade relativa do ar, radiação solar extraterrestre, velocidade do vento, umidade do solo, evapotranspiração e temperatura do ponto de orvalho.

Todos esses dados são interpretados e disponibilizados no link do site da Faron "Agroclima". As informações ficam disponíveis no boletim informativo mensal para uso da comunidade agrícola em geral.

O projeto é desenvolvido pelo pesquisador, doutorando Marcelo Crestani Mota, orientado pelo doutor Luiz Antônio Cândido, do INPA. A colaboração fica por conta dos alunos Adriano Maito Tomé, Andressa Back de Andrade, Francinei Lopes de Lima, Kauê Eduardo Martins da Silva, Rafael Morbeque Brizolla, sob coirdecoord do doutor Irineu Pedro de Souza Andrade.