Cultivo de Soja: alunos fazem experimento com plantio

Um grupo formado por estudantes de Agronomia de vários períodos esteve envolvido nos últimos dias em um experimento com o plantio de soja. Em uma área de aproximadamente 1200m², o grão foi plantado quase dois meses após o início da janela de plantio em Rondônia.

O objetivo, segundo explica o professor Marcelo Crestani, que coordena o experimento, é acompanhar o desenvolvimento da soja nesse período e verificar a viabilidade do plantio tardio. "Nosso objetivo principal é observar o comportamento da soja em diferentes datas de semeadura", afirma Crestani.

Estão envolvidos no experimento alunos do 2º, 6º, 8° e 9° períodos. São dois cultivares de soja, que estão sendo estudados durante todo o ciclo da soja, que é de 120 dias. O projeto também cumpre papel interdisciplinar e conta com a participação dos demais professores do curso.

Nesses 120 dais, os alunos estão fazendo análise do solo para identificar toda parte física e determinar o balanço hídrico. Eles também fazem o acompanhamento fenológico da cultura e monitoramento climático. Todas as informações serão correlacionadas ao final da pesquisa.